Luize Oliveira

Social Media – profissão da 1.001 habilidades

Na era da hiperconectividade que vivemos hoje, a profissão social media ganhou destaque nas estratégias de marketing digital das empresas. Afinal, são mais de 10 milhões de usuários brasileiros ativos nas plataformas. Apesar de estar em evidência, ainda é uma profissão nova no mercado onde muitas pessoas desconhecem esse termo e quais são as funções que esse profissional realiza.

Bom eu costumo dizer que o social media é a profissão da 1.001 habilidades!

Diante das novas transformações digitais, precisamos nos tornar adaptáveis, flexíveis e multipotenciais. Isso não quer dizer que você precisa ser o expert em tudo, mas desenvolver algumas habilidades podem te ajudar a entender o cenário atual e surfar nessa onda digital.

O social media é responsável por traçar estratégias para as redes oficiais de uma marca ou empresa, e dentre das atribuições estão: 

  • Criar uma linha editorial: definir macro temas que serão abordados nos canais;
  • Definir um cronograma de postagem: qual a frequência de postagem em cada um dos canais, horário de maior audiência e formatos (imagem, link, gif, vídeo e etc);
  • Alinhar com a área de criação a linha visual dos posts;
  • SAC: responder comentários e directs criando um relacionamento com a audiência;
  • Analisar métricas: monitorar o engajamento e KPI’s definidos para alcance dos objetivos/metas. 

Bom, até aqui você já deve ter percebido que nessa profissão não é apenas ficar navegando no Facebook e Instagram. Além de ser um heavy user das redes sociais, há algumas habilidades (não obrigatórias na área), mas que podem ajudar no seu desenvolvimento profissional e trazer diferenciais diante do mercado, e são elas:

  • Copywriter: redator que converte! São técnicas para produzir textos com o objetivo de convencer o usuário a realizar uma ação específica. Esses textos podem ser a legenda, os títulos dos posts, a bio e etc.
  • Fotógrafo: quem não sabe tirar uma foto hoje em dia! Há empresas que não possuem um profissional ou até mesmo os equipamentos necessários para fotos em eventos, cenários, ações internas para você criar seus posts. Então é bacana que você tenha noções básicas de fotografia como enquadramento, luz, simetria. Inclusive, podendo utilizar um celular para realizar suas fotos.
  • Designer: já ouviu falar em Photoshop, Illustrator? São ferramentas que muitas empresas estão exigindo, já que as vezes não dispõem de um designer. Claro que, você não precisa ter um conhecimento avançado, mas saber algumas funções intermediárias podem ajudar na elaboração de posts mais criativos e atrativos com um toque mais profissional.

Calma que você deve estar pensando: Preciso saber de tudo isso? E a resposta é não!

Como mencionei acima, são habilidades “extras” que podem auxiliar no seu desenvolvimento como um profissional multipotencial. Vale destacar que nesse mercado em ascensão, há diferentes níveis hierárquicos (head, CEO, diretor, gerente, coordenador, assistente, analista, supervisor e estagiário) que tendo esses conhecimentos e habilidades poderão alavancar sua carreira, ou até mesmo atuar de forma freelancer e ter o know how para atender seu cliente em diversas frentes, tipo um pacote completo!

Depois disso, é importante conhecer as ferramentas e softwares que facilitam no dia a dia e que são essenciais para dar um upgrade em cada uma das habilidades mencionadas e que são conhecidas no mercado, como:

– RD Station

– Mlabs

– Ninjalitcs

– Google Analytics

– Sem Rush

– Hubspot

– Canva

Muitas dessas plataformas oferecem cursos gratuitos com certificado para você agregar no seu currículo e ter como diferencial nos processos seletivos.

Como o marketing digital é uma área dinâmica, é essencial que o social media esteja sempre antenado nas novidades, informações e novos hacks. Além da criatividade que deve andar junto.

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