Luize Oliveira

Tendências das redes sociais para 2023

O ano de 2023 está batendo na porta!🍾

E, claro, que algumas mudanças que aconteceram esse ano no cenário das redes sociais serviram para construir essas nossas previsões. Então dá uma espiadinha nas estratégias que foram mais relevantes no marketing e confira o que podemos esperar no próximo ano! 🥂

👉O que o futuro reserva para o Facebook?

Como bem sabemos, o app já não têm mais diversos usuários, caindo sua popularidade principalmente entre os jovens, além de estar perdendo dólares em anúncios para a atualização do ATT da Apple.

Mas, percebendo isso, Mark Zuckerberg diz ter um plano! Em uma entrevista recente ao The Verge ele comenta 💬:

“O que basicamente vai acontecer é que, no próximo ano ou dois, começaremos a mostrar mais conteúdo recomendado no Feed. E saberemos que estamos fazendo um bom trabalho porque o conteúdo no início vai substituir algum outro conteúdo, e qualquer um desses deslocamentos vai levar a feedback negativo das pessoas e levar as pessoas a se conectarem umas com as outras menos em todas as métricas em que nos concentramos, ou isso levará as pessoas a se conectarem mais e ficarem mais satisfeitas com o produto.”

Ou seja, os usuários verão mais postagens recomendadas pela IA de páginas e pessoas que não seguem. 🤳 Isso surge com a intenção das pessoas ficarem mais tempo no Facebook, já que encontrarão conteúdos que elas possivelmente gostam e não conheçam.

Além disso, os anúncios “Click to Message” para aproximar usuários das marcas vem crescendo bastante. Para as marcas, ambas notícias podem significar mais oportunidades! 💸

E o metaverso não fica de fora, viu? 🌐 A Meta deve integrar melhor os avatares digitais, incentivando mais pessoas a se engajarem com a ideia.

As dancinhas fizeram tanto sucesso que o Instagram vem se sentindo ameaçado. Por isso, o app segue copiando as funcionalidades do seu concorrente e a grande semelhança entre os dois vem deixando usuários insatisfeitos. 😕

O Instagram vai continuar com as recomendações de IA e também deve investir mais nos Reels, criando algumas atualizações ao longo do tempo, já que é o formato de conteúdo que mais cresce! 🎬

Fornecerão também mais maneiras para os criadores de conteúdo criarem experiências interessantes para guiar os usuários ao metaverso.

Espera-se também um crescimento maior do Live Shopping que é um recurso de compra ao vivo. 🛍️ Gerando ainda mais conectividade e ampliando o processo de compra e venda no ambiente digital.

Apesar de algumas regiões asiáticas não gostarem muito das compras ao vivo, o TikTok também está determinado a fazê-lo funcionar!

O app também precisa criar oportunidades melhores de monetização para criadores, já que eles não ganham tanto dinheiro no TikTok quanto no YouTube porque não dá para inserir tantos anúncios em vídeos curtos.

👉 O polêmico Twitter

Elon Musk é um pouco imprevisível, mas pelo que já foi observado é bem possível que ele cobre uma taxa mensal dos usuários corporativos para usar o aplicativo, com a vantagem de recursos e insights analíticos aprimorados. ✔️

O magnata também disse que o selo de conta verificada do Twitter vai ser relançado em 29 de novembro deste ano. Ainda não disponível no Brasil, o Twitter Blue tem recursos extras da rede social, como edição de tuíte, selo de verificado, entre outros recursos chamados de “premium”. 💎

Ou deixará de existir abrindo espaço para o Koo. 👀

As polêmicas em torno do Twitter e de Elon Musk fizeram com que brasileiros migrassem para uma nova rede social: o Koo (isso mesmo, Koo).

o Koo App é uma rede social indiana que tem a mesma proposta do Twitter. Os usuários podem compartilhar textos, fotos e vídeos com seus seguidores. Assim como a rede do passarinho azul, o Koo App tem o “Trending Hashtags”, que exibe os principais assuntos do dia.

Segundo os desenvolvedores, a plataforma tem mais de 50 milhões de downloads e mais de 7 mil personalidades, entre políticos e celebridades.

👉 E como fica o nosso amado LinkedIn nessa história?

Homem usando óculos de realidade virtual do LinkedIn vendo as postagens

A rede tende a fornecer mais dados e mais links para os cursos do LinkedIn Learning. 📚 Além disso, para não ficar para trás é provável também que o LinkedIn adicione mais ferramentas de vídeo, recursos para eventos e transmissões ao vivo. 🎥

Há boatos que ele já liberou para alguns usuários o carrossel nativo (chega de subir PDF, né?). Então fica de olho porque logo chega para você.

Espero também que o LinkedIn proporcione mais insights de dados para ajudar a orientar os candidatos às vagas! 💼

Novidades para 2023 é o que não vão faltar e vou compartilhar tudo aqui no LinkedIn e no meu perfil profissional do Instagram: @novatosnarede.💜

Confere lá.

Leia também: CEO’s, Líderes e gestores possuem um Social Media por trás do perfil do LinkedIn 

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Oi, vamos turbinar seu feed?
Olá! qual sua duvida?